Organizada pela UFMG, Feira de Artesanato do Jequitinhonha terá homenagem a artesão capelinhense
Expectativa é que 20 mil pessoas visitem o evento, que vai reunir cerca de 100 artesãos de 27 municípios e 55 associações do Vale do Jequitinhonha

A partir da próxima segunda-feira, 5 de maio, a Praça de Serviços do campus Pampulha voltará a abrigar a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG. O evento, que seguirá até sábado, dia 10, completa 25 anos de existência e homenageará mestres de ofício, dentre eles o luthier Geraldo da Viola, de Capelinha. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.
A feira vai reunir cerca de 100 artesãos, de 27 municípios e 55 associações do Vale do Jequitinhonha, que vão oferecer amostra significativa da vasta produção de artesanato em tear, bordado, tecelagem, cerâmica, madeira e palha, além de produtos da agricultura familiar da região, localizada no Nordeste de Minas Gerais.
A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas visitem a feira ao longo dos seis dias do evento, que é realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.
Além de Geraldo da Viola, também serão homenageados o mestre de ofício Gilson Alves Menezes, de Itaobim, e as ex-coordenadoras Márcia Fonseca Rocha (2001 a 2008), Terezinha Furiati (2009 a 2016) e Cida Moura (2017 e 2018) e a coordenadora do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, Maria das Dores Nogueira.
Cinco anos de valorização da arte do Jequitinhonha
A Feira de Artesanato é vinculada ao Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, que, criado em 1996, consolidou a presença da Universidade na região que é marcada por características sociais, econômicas e culturais peculiares e profundas desigualdades.
“Atuar na região do Vale do Jequitinhonha exigiu de todas as equipes do Programa uma postura de extremo respeito e valorização de sua diversidade étnica e cultural do Vale, dos conhecimentos, saberes e fazeres que as comunidades e suas populações detêm, produzem e disseminam.”
Marizinha Nogueira, coordenadora do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha
24ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG
5 a 10 de maio
Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, BH)
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 14h
Programação cultural
Todos os eventos, com acesso gratuito para todos os públicos, serão realizados na Praça de Serviços, no campus Pampulha.
Segunda, 5 de maio, às 12h30
Dignidade – show de João de Ana, acompanhado de Marcelo Fonseca (violino e vocais)
Terça, 6 de maio, às 12h30
Chuá! – espetáculo da Insensata Cia de Teatro
Quarta, 7 de maio
12h30 – Grupo de dança Sarandeiros, da UFMG
16h30 – Homenagens aos mestres e às ex-coordenadoras da Feira
17h30 – Lançamento do livro Trilhos arrancados, de Marcello Giffoni, e exibição do filme Estrada natural, de Emerson Penha
Quinta, 8 de maio, às 12h30
3 contos de amor – espetáculo teatral de Bianca Freire
Sexta, 9 de maio, às 12h30
Neltinha Oliveira – show musical